Quem não gosta de caju…? Seja consumido ao pequeno-almoço, como snack pós-treino ou servido como aperitivo quando recebemos amigos em casa, deverá haver sempre lugar para o caju na nossa alimentação.
O pequeno fruto, que na verdade é um pedúnculo floral, faz parte das oleaginosas, um conjunto de pequenas frutas e sementes ricas em óleos, geralmente consumidas secas e que apresentam enormes benefícios para a saúde.
Com origem no cajueiro, uma árvore originária do nordeste do Brasil, o fruto tem a aparência de uma noz, com uma casca dura que precisa ser removida antes de ser consumida. O caju cru é geralmente macio, branco ou amarelo e tem um gosto adocicado. Apesar do seu pequeno tamanho, pode ser um grande aliado dos adeptos de uma alimentação saudável.
Benefícios do cajú
O caju é um fruto cheio de nutrientes, que oferecem muitas vantagens para a nossa saúde. Alguns dos benefícios do caju são:
- Ajuda na prevenção de doenças cardíacas: O caju é rico em gorduras saudáveis e antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças no nosso coração.
- Contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário: o caju é um alimento bastante rico em vitamina C – 5 vezes mais do que a laranja-, reforçando o nosso sistema imunitário
- Ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas: O caju é uma boa fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante que contribui para a prevenção de doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer.
- Combate a anemia: O caju é rico em ferro, ajudando a prevenir a anemia, condição causada pela falta de ferro no sangue.
- Auxilia a digestão: O caju é uma boa fonte de fibras, podendo ajudar a melhorar a digestão e a regular o trânsito intestinal.
- Ajuda na manutenção da pressão arterial: O caju é uma boa fonte de potássio, contribuindo para manter a pressão arterial saudável.
Composição nutricional do cajú
A composição nutricional do caju depende de alguns fatores, como a variedade do fruto, a sua maturação e o método de processamento. No entanto, o caju é por norma uma fruta rica em nutrientes essenciais para a nossa saúde. Abaixo estão alguns dos principais nutrientes encontrados no caju:
- Hidratos de Carbono: O caju é uma ótima fonte de hidratos de carbono, que perfazem cerca de 66% da sua composição.
- Proteínas: O caju é uma boa alternativa de proteína vegetal, que totaliza cerca de 18% da sua composição.
- Gordura: O caju contribui também com gorduras saudáveis, como o ómega-3 e o ómega-6, que perfazem cerca de 8% da sua composição.
- Fibras: O caju é ainda uma boa fonte de fibras, que perfazem cerca de 3% da sua composição.
- Vitaminas: O caju fornece-nos várias vitaminas como a C, a B1, B2, B3, B5, B6, B9, E, e vitamina K.
- Minerais: No caju são encontrados diversos minerais, como o potássio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, zinco e selênio.
- Antioxidantes: O caju tem ainda antioxidantes, como a vitamina E, a vitamina C, o caroteno e o ácido cinâmico.
- Aminoácidos: O caju é uma boa fonte de aminoácidos essenciais, como lisina, treonina, triptofano
É importante lembrar que o caju cru é tóxico e não deve ser consumido, é preciso torrar e descascar antes de consumir.
Como incluir o caju na sua alimentação
Apesar de à primeira vista não parecer, o caju é um fruto bastante versátil, podendo ser consumido de diversas maneiras. Abaixo seguem algumas dicas sobre como comer o caju:
- Torrado: O caju torrado tem um sabor mais intenso e crocante, sendo uma ótima opção para ser usado como snack.
- Moído: O caju moído pode ser utilizado para fazer pasta (massa), e é uma boa opção para ser adicionado em sobremesas, bolos e biscoitos.
- Leite vegetal: O caju pode ser usado para fazer leite vegetal, para pessoas intolerantes a lactose.
- Em conserva: O caju em conserva é uma boa opção para ser adicionado a saladas e receitas de carne.
- Em receitas: O caju pode ser usado como ingrediente em receitas de doces e sobremesas, como bolos, biscoitos, tortas e sobremesas.
- Em sumos e smoothies: O caju pode ser usado para fazer sumos e smoothies, é uma boa opção para ser adicionado em receitas de sumos e smoothies para dar um sabor adocicado.
Receita com caju
Existem muitas receitas deliciosas que se podem fazer com caju. Aqui está uma receita simples e fácil para caju torrado que pode preparar em casa:
Ingredientes:
- 500g de caju cru
- Sal e açúcar (opcional)
Instruções:
- Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius.
- Lave os cajus e coloque-os numa assadeira.
- Tempere com sal e açúcar (opcional)
- Leve ao forno por cerca de 15-20 minutos, ou até que os cajus estejam dourados e crocantes.
- Retire do forno e deixe esfriar antes de descascar e consumir.
Bom proveito!
Onde comprar cajú
O melhor sítio para comprar caju na ilha de São Miguel, Açores, é na Gotas de Chocolate. Caso tenha interesse em comprar o pequeno fruto poderá encontrá-lo aqui (link). Na eventualidade de não o termos disponível no momento em que procura, é possível que encontre caju fresco em mercados e feiras de frutas e vegetais. Além disso, é possível encontrar caju seco e por vezes em conserva em supermercados e lojas de alimentos naturais.